8.11.10

Índios sabem fazer marketing

Representantes de uma tribo indígena da região de Londrina mostraram que também eles são entendidos em marketing e vendas. Participando junto com expositores de 35 países e de vários estados do Brasil na Feira de Artesanato que acontece na cidade, o grupo está expondo seus produtos espalhados pelo chão na área que lhes foi destinada pelos organizadores.
Para chamar compradores, um grupo composto de cinco índios dança e canta (aliás, muito bem) músicas indígenas pelas ruas internas do recinto da exposição – e assim que conseguem atrair um número maior de interessados, passam à fase prática: a venda do seu artesanato. Ao diminuir o número de interessados, eles reiniciam a apresentação – é como se fosse um comercial de tevê.
Parece que o sistema está funcionando bem: quando visitei a feira neste domingo, observei os índios fechando um bom número de vendas.
Índio não quer mais apito. Índio quer saber de marketing e vendas.

2 comentários:

  1. Índio também é gente, e quando são forçados a conviver conosco (não-índios) também acabam precisando de dinheiro. Só isso!

    ResponderExcluir
  2. Parece-me que preciso esclarecer ao Sr. Anônimo: o texto elogia o esforço dos índios e nãos os desmerece, em hipótese alguma. Ao presenciar o episódio na Feira, interessei-me e os fotografei. Achei tão louvável a ideia de promoverem seus produtos que encaminhei um link desta matéria à FUNAI. Apesar da forma até desumana com que os índios são tratados em Londrina, mendigando trocados pelas esquinas, esse grupo mostra que ainda é possível sobreviver mui dignamente.

    ResponderExcluir