8.11.10

Brasil: assim, assim com o Zimbábue

Oitava maior economia do mundo, nosso Brasil empata com o Zimbábue na comparação da escolaridade média (7,2 anos) das pessoas com 25 anos ou mais.

A grande diferença é que o Zimbábue vive sob ditadura há 30 anos, sofre de extrema violência e sua economia é corroída por alta inflação. Além disso, está colocado em último lugar (169) de acordo com o levantamento do novo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) elaborado anualmente pela ONU. O Brasil está em 73º. E não adianta os nossos governantes chiarem, nem contestarem os critérios do IDH: a nossa educação vai mal mesmo, e podemos até dizer: de mal a pior.

Escolaridade, educação e o idioma português são assuntos recorrentes neste blog. É só ler grande parte dos comentários publicados nos blogs e em jornais, para constatar como a língua portuguesa vem sendo maltratada. E registre-se: as pessoas que lêem blogs, jornais e comentam as matérias, já são diferenciadas. Certamente não fazem parte daquelas que têm baixa escolaridade.

Em vez de ficarem contestando todo ano os índices do IDH, nossos governantes deveriam se empenhar em melhorar as condições de ensino, os salários e as capacitações dos professores e os nomearem pela meritocracia. O que tenho visto de despreparados e incompetentes nomeados por seu Q.I. (Quem Indicou) dando aulas, não consta em nenhum gibi. Nem em relatórios "oficiais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário