20.8.10

Peter, a pesquisa Folha e urnas eletrônicas

Ligou-me meu amigo Peter, depois de longo tempo. Peter é amigo velho e velho amigo. Se eu fosse contar aqui as suas andanças e aventuras, gastaria o espaço inteiro do blog. Peter já foi piloto da RAF (Royal Air Force) durante a 2ª. Guerra (um dia foi atingido, mas conseguiu pousar seu avião com alguns companheiros sem vida e outros feridos; saiu pela porta segurando os intestinos expostos através de um grande rombo no abdome e ficou meses se recuperando no hospital.). Também foi mercenário, esteve no Marrocos, lutou na África, engajou-se como marinheiro em navio asiático, morou na Índia... suas aventuras merecem um livro.
Bem, Peter acompanha a política nacional há muitos e muitos anos e ligou-me para comentar a pesquisa feita após o debate dos presidenciáveis na Folha. Deu-me toda razão na análise que fiz (leia abaixo) e deixou clara sua posição: as pesquisas de intenção de voto são totalmente imprecisas e tudo indica que há um direcionamento favorável à candidata petista. “Não é de se estranhar”, disse-me ele. Existem mais de sete mil veículos de comunicação recebendo verbas de publicidade do governo (aliás, onde já se viu tanta necessidade do governo fazer publicidade?). Essas verbas, segundo Peter, seriam um “cala-boca” às críticas e oposição ao governo, pois os jornais, as tevês e revistas estão “enchendo as burras” (essa expressão também é de Peter) dos seus caixas, que estavam mais para lá do que para cá.
A preocupação maior, afirma Peter, se refere às urnas eletrônicas. Ele me sugeriu dar uma vasculhada no blog do Reinaldo Azevedo, da Veja, para ler as centenas de comentários que falam da possibilidade de manipulação das urnas computadorizadas. Segundo ele, as pesquisas encomendadas pelo PT já seriam um indício da distribuição de votos: cinco para a Dilma, três para o Serra e dois para Marina, brancos e nulos. Percebe? Dilma 50%, Serra 30%, Marina 10%, brancos e nulos 10%. Tudo pré-programado.
Peter, vou ficar de olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário