20.8.10

Pesquisa: deu Serra no debate via internet

A Folha fez uma pesquisa on line para que os leitores do site avaliassem o desempenho dos candidatos no debate UOL/Folha.
47% avaliaram que Serra venceu o debate, contra 41% da candidata petista. A candidata do PV ficou com apenas 12%. Até as 19h de quinta-feira, 26.293 responderam a enquete.
Durante as três horas do debate, o site foi acionado ao vivo 1.417.610 vezes. Além disso, entre quarta-feira e até as 15h30 de quinta, os vídeos do debate foram vistos mais 331.011 vezes.
Pelo que pode se depreender, a pesquisa abrangeu um número bem maior do que as pesquisas feitas pelo IBOPE e Vox Populi; e não adianta imaginar que apenas as classes mais privilegiadas acessaram a internet: hoje, a rede se espalha praticamente por todas as cidades brasileiras e, mesmo as pessoas das classes sociais mais humildes, que não têm internet em casa, podem acessá-la em locais comunitários, como escolas, bibliotecas e lan-houses.
Esta avaliação parece jogar por terra os números que nos são apresentados pelos institutos de pesquisa e por grande parte da imprensa, que insistem em considerar a candidatura de José Serra antecipadamente derrotada.

2 comentários:

  1. Caro Júlio
    Visitando seu blog, encontrei este assunto super-sério, principalmente em se tratando de conversa de Bahr. Vou lhe dizer que nos foruns de alguns jornais paulistanos tenho denunciado que o candidato que se propôs, amparado pelo eixo bolivariano, a enfrentar o candidato do ex-presidente da Colômbia,apresentava nas pesquisas de intenção de votos algo em torno de 60% registros a seu favor. Na apuração seus números reais não eram superiores a 25%. Por outro lado lí, no mesmo forum, denúncia de que o partido que as pesquisas apontam, no Brasil, como favorito, está preparado para burlar as elições, como na Venezuela e no Irã. A sua manifestação corrobora o que se comenta, inclusive no boca a boca, em Santos, berço deste país e de sua política. Vamos trocando idéias a respeito.
    Roberto R. Gonçalves (Suely MArtins)

    ResponderExcluir
  2. Caro Roberto, veja um pouco mais acima um texto em que comento exatamente essa possibilidade de se burlarem as eleições ("Peter, a pesquisa da Folha e urnas eletrônicas"). Mas talvez nem seja necessário. No comentário de hoje, 24/08 (O marketing político de Serra), fiz uma análise sobre os erros de estratégia do PSDB na campanha do Serra. Eles querem entregar a eleição para a Dilma de bandeja!

    ResponderExcluir