6.8.10

6 de agosto: lembrando Hiroshima e Nagasaki

No fatídico dia 6 de Agosto de 1945, para uma demonstração de força, por ordem de Harry Truman, então presidente dos EUA e em revide ao ataque japonês à base militar de Pearl Harbor, aviões estadunidenses se aproximaram do primeiro alvo a sofrer os horrores das armas nucleares. Hiroshima, a então sétima maior cidade japonesa, com 350 mil habitantes, foi atacada por Little Boy, que até o fim do ano de 1945, decretou a morte de aproximadamente 150 mil japoneses, dos quais apenas 20 mil eram militares.
No dia 9, atacaram a segunda cidade-alvo, Nagasaki e seus 175 mil habitantes foram as vítimas de Fat Man, a segunda e mais poderosa bomba, que vitimou aproximadamente 70 mil seres humanos.
- Eu não tenho de lhes dar satisfações e vocês não entendem nada disso – estas foram as palavras de Harry Truman em fins de 1963, para um grande grupo de estudantes-bolsistas que o visitava, parte do roteiro de intercâmbio entre diversos países. Quem formulou a pergunta do por quê ter lançado a bomba sobre alvos civis foi um estudante japonês. O testemunho foi de minha falecida esposa, que era uma das estudantes-bolsistas presentes e havia feito amizade com o rapaz. Truman foi chocante, na opinião dos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário