22.5.10

Milagres do aperfeiçoamento profissional

Programas de rádio (só a CBN deve possuir centenas de entrevistas em arquivo), revistas especializadas, artigos em jornal, livros (minha falecida esposa deve ter traduzido uns dez para o português) e até programas na tevê consomem milhares de reais em tempo e papel para nos “ensinar” as mais mirabolantes técnicas de condução das empresas, de comportamento e tomadas de decisão e de atitude em nossos ambientes de trabalho.

Quando ouvimos um destes autores de livros ou palestrantes, quase nos derretemos com as “certezas absolutas” e as soluções miraculosas que eles nos propõem. O mais interessante é atentar para as convicções das suas afirmações, como se estas fossem a solução definitiva e inigualável para o progresso de uma empresa ou o sucesso profissional do funcionário.

A realidade que o Brasil nos aponta é completamente diversa. Ou os empresários não lêem as tais revistas nem livros, não ouvem a CBN e não assistem à televisão, ou as verdades verdadeiras que nos são apresentadas não funcionam de fato e jamais são adotadas. Pois o que se vê em nosso entorno são muitas e muitas empresas operando jurassicamente, desconhecendo as mais comezinhas regras de atendimento ao público, administrações falhas, profissionais colocados em cargos não compatíveis com sua capacitação e um péssimo resultado operacional, tanto empresarial como profissionalmente.

Em resumo: os resultados mais palpáveis e visíveis são os sorrisos escancarados dos enriquecidos autores dos tais livros, dos palestrantes e dos “consultores” do setor. Nós, o público consumidor, via de regra continuamos a ser mal atendidos, xingando, brigando, movendo processos e recorrendo aos Procons e IDECs da vida para lutar pelos nossos direitos.

(JEB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário