26.4.10

Palestra: “Um passeio informal pela língua portuguesa”

Tive a honra de ser convidado para proferir uma palestra neste domingo dia 25/04 na recém-fundada Academia de Ciências, Letras e Artes de Ibiporã (PR), quando aproveitei a oportunidade para demonstrar várias facetas que envolvem a língua portuguesa. Desde a inserção do nosso idioma no velho conceito de “aldeia global’ criado por Marshall Mc Luan, passando pela reforma ortográfica, pelo internetês, pela informalidade e abusos contidos em e-mails, comentários e até artigos em jornais, pelos erros de português na publicidade, pelo famigerado gerundismo, além das deficiências no ensino e o baixo índice de leitura no Brasil.
Dentre todas as reações extremamente positivas, a melhor expressão que ouvi ao fim da palestra foi de uma das presentes, que se declarou “embevecida” pelo teor da apresentação. O que muito me orgulha.
Meus cumprimentos ao Presidente em Exercício na Academia, o trovador Maurício Leonardo.

4 comentários:

  1. Caro Júlio:

    Infelizmente eu não soube da palestra à tempo de prestigiá-lo, parabéns pela disposição de dividir as suas valiosas observações.

    Abraço amigo

    ResponderExcluir
  2. Júlio, meu querido, você bem sabe que sou seu fã de carteirinha. Mas você nem pra me avisar da palestra!?!?!? kkk
    Fico feliz por você e vê se na próxima me convida!
    Abração.
    André Arruda Plácido.

    ResponderExcluir
  3. Estive lá e achei o Sr Julio um gênio. Obrigada por dividir conosco sua sabedoria!

    Marilza Ribeiro Longhi

    ResponderExcluir
  4. Oras, Marilza, obrigado. Mas enm tanto, nem tanto. Para mim foi realmente um prazer ter estado na Academia de Ibiporã. As pessoas têm muito a compartilhar e todos nós temos sede de novos conhecimentos. Um abraço!

    ResponderExcluir