16.3.10

Muita "inspiração", nenhuma transpiração

Parece ser muita "coincidência" o logotipo criado para comemorar os 50 anos da Expolondrina 2010. Para que gastar fosfato se o logotipo da Unilever já estava aí, prontinho, para servir de "inspiração"?

4 comentários:

  1. Caro Júlio.Eu tinha percebido o plágio e fico mais triste ainda em imaginar que isso possa ter sido produzido com a anuência da SRP. Assim que encontrar o presidente da rural vou perguntar se eles perceberam tamanha barbeiragem, e se perceberam porque não mudaram.Existe uma expressão espanhola que serve como uma luva neste caso: "metiéron la pata".

    ResponderExcluir
  2. Daniel, fico triste e estarrecido, pois nestas últimas quatro décadas as faculdades de comunicação de todo o Brasil vêm despejando anualmente milhares de novos profissionais na área da publicidade. Não consigo entender como é que estas "metidas de pata", como você diz, ou puras "chupadas", como dizíamos, ainda possam ocorrer. O cliente (no caso a Sociedade Rural) nem sempre está por dentro do que ocorre na comunicação - e provavelmente não se deu conta da enorme "semelhança" entre os logotipos.

    ResponderExcluir
  3. Tem mais gente nesta luta pelo direito de autoria e melhora da qualidade da propaganda em nossa querida Londrina. Lamento, como profissional da área há 35 anos que ainda existam esses casos. Como profissional enviei uma correpondência para o Sr. Alexandre da Rural e ainda não tive o prazer de receber a sua versão para o plágio. Enviei também uma correpondência para a Unilever a qual, profissionalmente, enviou um e-mail agradecendo a minha presteza e o meu cuidado com a marca. Tenham a certeza de que faria isso com todo aquele que por qualquer motivo fosse manchado em seus direitos.

    ResponderExcluir
  4. Creio que cabe ao autor (agência, estúdio?) se manifestar a respeito. O espaço aqui está à disposição.

    ResponderExcluir