9.1.10

Venezuela afundando na ditadura chavista

Hugo Chávez, que está levando o povo da Venezuela à ruína, anunciou ontem uma reforma financeira que desvalorizou o bolívar forte, a moeda do país. O bolívar forte estava em 2,15 por dólar no câmbio oficial desde 2005. Para negócios que envolvam o setor prioritário, a cotação passou para 2,60 por dólar. Para itens não essenciais - como automóveis, tabaco, bebidas, telecomunicações, produtos químicos, petroquímicos e eletrônicos -, o bolívar será cotado a 4,30, uma desvalorização de 100%.
O câmbio na Venezuela é controlado pelo governo. O país adotou o sistema de câmbio fixo em 2003. Em janeiro de 2008, já foram cortados três zeros da antiga moeda, o bolívar. Esta é a quarta desvalorização em sete anos. A inflação anual ronda 25%.
O presidente informou que as medidas buscam "dar novo impulso à economia produtiva, conter as importações que não são estritamente necessárias e estimular a política de exportação". Após quase cinco anos de crescimento contínuo, a economia venezuelana enfrentou um forte retrocesso no ano passado ao registrar uma queda de 2,9% com relação a 2008.
E imaginar que o nosso Lula da gula ditatorial admira e se diz hermanito desse psicopata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário