16.11.09

Vá guardando bastante gelo no freezer

As metas para redução de emissões de gases do efeito estufa, que deveriam ser obrigatórias a partir da próxima reunião, em Copenhague, ficaram para 2010, pois os líderes dos países ricos que incluem os Estados Unidos e a China, – os dois maiores destruidores da camada de ozônio – desistiram de assinar o acordo ainda neste ano.
Isso significa que as metas obrigatórias de redução de emissões de gases do efeito estufa para a segunda fase do Protocolo de Kyoto ficaram para ser definidas só no ano que vem.
Os entendimentos foram iniciados há dois anos, após a conferência de Bali, na Indonésia, que estabeleceu 2009 como o prazo legal para renovação das metas do Protocolo de Kyoto. Vários países industrializados, porém, condicionam a definição de suas metas à participação dos Estados Unidos - o que depende da votação da lei pelos americanos. Traduzindo: enquanto eles empurram o prazo do acordo com a barriga, você vai ter de se virar para salvar a sua pele, pois o aquecimento global é irreversível.

Foto: Gelito, Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário