11.11.09

O menino do pijama listrado



Para quem não assistiu a esse filme, eis um bom momento para tomar conhecimento do horror do extermínio dos judeus pelos nazistas, nesta época em que aquele tal de Ahmadinejad está chegando ao Brasil e apregoa aos quatro ventos não acreditar que o Holocausto tenha acontecido de verdade.
Esse é um filme diferente, que não mostra a guerra com soldados disparando armas, seguindo ordens dos comandantes. A história nos é mostrada através dos olhos de Bruno, uma criança de oito anos, que não consegue realmente compreender o porquê de tanto ódio aos judeus. Seu pai é oficial nazista e foi promovido para comandar um campo de extermínio em massa, mudando-se com a família de Berlim para o campo. Lá, sem amigos e entediado, Bruno descobre que mora ao lado de uma “fazenda” que tem “moradores” estranhos, porque eles vivem vestidos de “pijamas”.
Desobedecendo a mãe, ele sai de casa e faz amizade com Shmuel, um menino judeu com a mesma idade, preso no campo de concentração. E a trama vai se fechando, culminando em um final extremamente dramático.
Título original:The Boy in the Stripped Pyjamas, duração:01 hs 34 min, 2008.
Direção: Mark Herman, baseado em livro de John Boyne

Um comentário:

  1. Eu também assisti o filme e o recomendo para todos,inclusive crianças.É um filme que nos faz melhores,que nos enriquece espiritualmente,que faz crescer nossa humanidade.(Mariaux)

    ResponderExcluir