21.8.09

Revista americana inclui anúncios em vídeo

Muitos leitores estarão habituados a ver anúncios em vídeo juntamente com os artigos que lêem. A Web está recheada deste tipo de publicidade. Inédito é ter vídeos numa revista em papel.
A Entertainment Weekly (uma revista da Time Warner dedicada a televisão, cinema, música e ao mundo das celebridades) vai lançar em Setembro uma edição que integra anúncios em vídeo – com som incluído.
O pequeno ecrã (com uma diagonal que não chega aos sete centímetros) é muito fino e o dispositivo é capaz de armazenar até 40 minutos de vídeo. Ao lado do ecrã, há botões para o utilizador escolher o vídeo que quer ver. Mas não há controlo de som.
Ao virar a página anterior à do anúncio, o vídeo arranca automaticamente, como acontece nos postais musicais.
A estação televisiva CBS, vai usar esta tecnologia para exibir na revista trechos de vários novos programas. Os vídeos serão intercalados com anúncios comprados pela Pepsi. “É a primeira vez que podemos pôr trechos de vídeos nas mãos dos entusiastas do entretenimento sem ser no ecrã da televisão”, notou, em conferência de imprensa, o presidente de marketing da CBS, George Schweitzer, aparentemente esquecendo a prática comum de ter anúncios de vídeo na Internet.
Em Setembro do ano passado, a revista americana Esquire fez algo semelhante. Para comemorar o 75º aniversário, a revista usou papel electrónico para uma capa cujas letras piscavam (um uso que foi criticado por muitos, que o consideraram pouco imaginativo). Também havia um anúncio a um automóvel numa página de papel electrónico.
A introdução de papel electrónico na Esquire foi um processo muito caro e só 100 mil dos 720 mil exemplares impressos incorporavam a tecnologia.
A Entertainment Weekly não divulgou os custos de colocar um ecrã nas suas páginas, nem quanto cobra pelos anúncios em vídeo – mas só os assinantes das zonas de Los Angeles e Nova Iorque é que receberão revistas com este dispositivo.
João Pedro Pereira

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