7.6.09

Do exercício da cidadania

Quantos de nós temos vontade de, em determinadas situações, frente a algum problema, reclamar, por a boca no trombone, espalhar o fato, enfim, provocar mudanças para melhorar o que não nos agrada?

Infelizmente, são poucas as pessoas que agem desta forma, um direito legítimo de qualquer um de nós, rotulado sob o nome de “exercício da cidadania”.


Nem sempre é fácil.

Alguns assuntos são tão complexos, que faltam canais competentes para direcionarmos nossas queixas. Por vezes, ninguém quer ouvi-las.

Eu descobri que nós podemos, sim, encontrar canais e caminhos para buscar soluções e respostas.

Hoje, uma das nossas grandes ferramentas mundiais é a internet que, segundo alguns especialistas, vem gradativamente substituindo a mídia impressa e roubando audiência das emissoras de televisão.

Em 2006, notando o rápido aumento da poluição visual em Londrina, cidade que escolhi para morar, iniciei a publicação do blog “Visual de Londrina”, mostrando em fotos e relatando em textos o elevado grau de desrespeito ao cidadão provocado por empresas de outdoor – e porque não dizer – também de algumas agências de propaganda.



Exemplo da comunicação exterior absolutamente feia e primária na cidade de Londrina

Minha pregação foi longa, o blog obteve uma ótima média de leitura, participei de programas de rádio e tevê, fui entrevistado pelos dois principais jornais da cidade, tive conversas inúteis com o prefeito anterior – mas valeu a pena!

O atual prefeito eleito da cidade, Barbosa Neto, acaba de anunciar, exatamente no Dia Mundial do Meio Ambiente, sua intenção em copiar as ações do prefeito de São Paulo, instituindo em Londrina o Programa Cidade Limpa.

O blog Visual de Londrina tem muito a ver com essa decisão, pois foi a primeira ação concreta que sistematicamente informou a população do que estava ocorrendo na cidade.

Mesmo que tenha sido uma simples gotinha no oceano da poluição visual de Londrina, é gratificante saber que todos nós temos o poder e os caminhos para buscar dignamente nossos direitos de cidadão.

Veja quantas matérias e fotos foram publicadas no “Visual de Londrina”:

http://visual-de-londrina.blogspot.com

3 comentários:

  1. realmente fazemos pouco pela cidade que moramos. Não bastasse o exemplo do outdoor de grande efeito poluentew, reparem como as ruas da nossa cidade estão sujas e escuracadas. vamos parar de jogar lixo na rua, vamos fazer um mutirão mesmo que comece na quadra que vc mora, vamos fazer um projeto de jardinagem começando pela nossa rua e divulgando aos amigos. de grão em grão a galinha enche o bico. não basta apenas amar londrina. precisamos de ação cida schaefer psicóloga

    ResponderExcluir
  2. peço-lhes desculpas pelos erros de digitação

    ResponderExcluir
  3. Cida:
    Nossos erros de digitação são normais, eu mesmo me canso de cometê-los.
    Em São Paulo houve uma época em que os muros viviam pichados com a frase "herrar é umano"
    O importante é o conteúdo e o seu comentário foi muito bem-vindo. Obrigado!

    ResponderExcluir