2.10.08

Mais PACs para mais Corrupção

E não podia mesmo dar outra: centenas de projetos foram apresentados ao governo federal por governadores, deputados e senadores para que fossem incluídos no tal de PAC – Programa de Aceleração da Economia, seu nome oficial.

O nome do programa já mudou: tornou-se o Pacote de Aumento da Corrupção, já que o TCU – Tribunal de Contas da União detectou, em tão curto espaço de tempo desde o seu início, cerca de 50% de superfaturamento nas contas vistoriadas.

Isso surpreende a você?

A mim não surpreendeu nem um pouco. Já na década de 1970 o governo, nas mãos dos militares, lançou várias “Obras do Século”, nas quais, além de superfaturamento, houve desvios de verbas, obras inexistentes, obras inacabadas e obras burras, como a imensa Transamazônica, parte da qual logo virou uma simples picada na floresta e outra parte um barreiro (vide foto).

O mesmo se deu com as obras realizadas para sediar o último Panamericano no Rio: os custos aumentaram de três a cinco vezes o orçamento inicial previsto (leia artigos anteriores a respeito neste blog).

E prepare-se: se o nosso país tiver a infelicidade de sediar a próxima Copa do Mundo, um monte de felizardos com certeza se locupletará de muita grana. Que vai sair do seu bolso, mais uma vez.

Ao ler a próxima placa “EM OBRAS” em algum dos PACs, lembre-se: nós estamos financiando a famosa “EMOBRÁS” do governo federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário