27.5.08

Sim Cigarro X Não Cigarro

Cigarro:

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) está requerendo, junto ao Supremo Tribunal Federal, a liberação da propaganda de cigarros, por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI).
A CNI questiona a lei 10.167/2000 com o argumento de que ela feriria a Constituição Federal, por interferir na liberdade de manifestação comercial. A ação também quer retirar as advertências sobre os malefícios do cigarro de suas embalagens e peças publicitárias.

Não cigarro
A ACT (Aliança de Controle do Tabagismo), ONG que atua no combate ao cigarro, irá requerer nesta terça-feira (27), em Brasília, seu ingresso na ADI. A ACT e outras entidades da sociedade civil exigem a manutenção do veto à publicidade e ainda querem ampliar a proibição para qualquer tipo de promoção de cigarros.
O governo lança campanha para combater o fumo, especialmente entre jovens, nesta terça-feira (27), com apresentação de novas imagens que serão impressas nos maços de cigarros.
As imagens foram apresentadas pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Ele afirmou que o governo enviará ao Congresso projeto de lei que proíbe o fumo em ambientes fechados. Para o ministro, os não-fumantes são expostos à fumaça em ambientes onde há somente a separação física.
Pela primeira vez, as fotos e mensagens foram produzidas e selecionadas com base em um estudo feito por universidades sobre o grau de aversão que as ilustrações alcançam.

As novas imagens só deverão chegar ao mercado daqui a nove meses, em fevereiro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário