9.11.07

Receita para o progresso profissional

Certo dia, uma pessoa mais jovem me perguntou se eu poderia lhe passar alguma receita que a ajudasse a progredir profissionalmente. Como não sou consultor de empresas, não atuo em RH e tampouco sou professor, fui montando uma imagem bem simples, mas que pudesse lembrar ao meu interlocutor os principais pontos que sempre persegui e que julgo necessários para o sucesso na atividade profissional – qualquer que seja.
Eis no que resultou a minha imagem:

T de Talento: explore suas potencialidades
E de Experiência: você a adquire com o tempo, aproveite-a
C de Conhecimento: aprendizado, viagens, tentativas/erros
L de Leitura: livros, revistas, internet, jornais
A de Atualização: cursos, especialização, aperfeiçoamento
D de Dedicação: use o tempo possível a favor da sua atividade
O de Orgulho Profissional: sua atividade é muito importante

Você acha pouco?
Olhe ao seu lado e veja quantas pessoas ou colegas apresentam deficiências em um ou mais quesitos acima. Por vezes, a falta de talento para a atividade escolhida é flagrante. Ou então, a insegurança tromba com a experiência. Algumas pessoas fracassam pela falta de conhecimentos, de cultura e pecam por ler pouco. Existem aqueles que se julgam no ápice da carreira e deixam de se atualizar. E o colega pouco confiável, que pulveriza seus interesses e dedicação para outras direções? Você certamente conhece alguém que evita falar da atividade dele, por vergonha e por absoluta falta de orgulho profissional.
Monte você mesmo o seu próprio teclado, destacando os pontos que julga mais importantes para sua ascensão profissional e passe a usá-lo na sua vida.
Nem precisa ser o teclado do computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário