20.8.07

Será que agora vai?

O Supremo Tribunal Federal está analisando a denúncia oferecida pela Procuradoria da República e, se acatá-la, instalará ação penal sobre os denunciados do vergonhoso “mensalão”, que passarão a réus no processo por desvios de verbas públicas.
A União vai receber pelo menos R$ 55 milhões como ressarcimento dos desvios provocados pelo esquema do mensalão, mas, segundo estimativa do Ministério Público Federal do Distrito Federal, a quantia pode ser ainda maior.
"Fala-se em R$ 55 milhões, mas isso é apenas uma estimativa. Nós ainda aguardamos as investigações do STF. É um valor que não está fechado, pode ser muito mais", afirmou a procuradora Michelle Bastos.

As penalidades pelos crimes prevêem o ressarcimento integral dos recursos desviados, assim como o pagamento de multa que pode chegar a dez vezes o valor do salário do envolvimento no ato criminoso. Como novas ações podem atingir outros envolvidos, o Ministério Público estima que o valor do ressarcimento seja ainda maior.
Finalmente, para satisfação do lado ético da sociedade brasileira, estão citados José Dirceu, Delúbio Soares, Silvio Pereira e José Genoino - grupo conhecido como "núcleo central" do mensalão. As ações também incluem o publicitário Marcos Valério, o ex-ministro dos Transportes Anderson Adauto, e vários parlamentares que teriam recebido os recursos do mensalão.
Se a denúncia for aceita, estará sendo preparado o caminho para toda essa turminha brava passar vários mensalões, digo vários meses, talvez anos, na prisão.
Aí será feita a justiça que o corporativismo dos parlamentares evitou a ferro e fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário